O VÔO MAIS ALTO DE QUEM SAIU DO CEARÁ
Ednardo está lançando o seu primeiro disco
para mostrar música universal

Revista Amiga - TV - Tudo
Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 1974

Reportagem de Pedro Porfírio


Ednardo, surgindo de repente como um novo fenômeno musical, dá agora seu grande vôo com o disco "O Romance do Pavão Mysteriozo" pela RCA.
Embora a música-tema seja baseada num romance do cordel, Ednardo não quer caracterizar o seu trabalho como necessariamente nordestino:
"Hoje a música é universal, e quem vive numa grande capital, como eu, acaba recebendo todo tipo de influência.
Além disso, estou sempre procurando informações novas e, embora conserve as raízes, creio que tenho muito mais a ver com o espírito de liberdade e o romantismo da lenda do cordel do pavão. E o espírito de liberdade é uma coisa que envolve todos nós".

Recebido como um dos discos mais homogêneos já gravados no país, o novo disco de Ednardo reúne 12 músicas que vão desde o "Avião de Papel" até o Romance do "Pavão Mysteriozo", destacando "Varal", "Desembarque" e "Aguagrande".
Embora em sua maioria as composições sejam dele próprio, há também parcerias com Augusto Pontes, Tânia Cabral, Fausto Nilo e Brandão, além de "A Palo Seco" de Belchior, outro compositor do grupo Pessoal do Ceará, do qual Ednardo fazia parte.

 

Ednardo explica: " Nós nunca fomos um conjunto embora sempre estivéssemos juntos. Nosso primeiro disco reuniu quase todo mundo, por iniciativa do produtor Walter Silva e devido ao trabalho que fazíamos num programa do jornalista e produtor Júlio Lerner - Proposta - na TV Cultura de São Paulo.

Mesmo assim, nunca nos ocorreu de forma mais constante juntar experiências pois tínhamos enfoques muito pessoais sobre a música que fazíamos.

Ednardo abandonou seus estudos de engenharia química para lançar-se num Vôo mais alto através de seu disco: "O Romance do Pavão
Mysteriozo".

Agora Ednardo já não é mais o cantor da praia de Mucuripe, nem precisa terminar seu curso de de engenharia química: sua música, projeção de uma nova festa cearense, é um vôo mais alto do que o do próprio Pavão Mysteriozo.